sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Com presença de artistas, Câmara de Vereadores realizada Audiência sobre Cultural Local

Mesmo em recesso parlamentar, aconteceu na noite desta quinta-feira (21/01) uma Audiência Pública que debateu a cultura local em diversos setores. Estiveram presentes artistas locais e também a presença do Secretário de Gestão Alcenor Candeira Filho e do Superintendente de Cultura Helder Souza, a audiência foi um requerimento do Vereador Gerivaldo Benício.
O autor da audiência, também presidiu a sessão e explicou os motivos que o levaram a convocar sessão. “Recebemos diariamente lamentações de artistas parnaibanos que se sentem prejudicados de uma forma ou de outra. Aqui nosso intuito é encontrar soluções para que todos possam ficar satisfeitos e ser contemplados” ponderou o Vereador Gerivaldo Benício.
O Secretário de Gestão Alcenor Candeira apresentou relatórios administrativos e falou das dificuldades financeiras do município. “Temos avançado muito na área cultural da cidade, infelizmente temos que melhorar e são encontros como este, que fortalecem nossa gestão e nossos artistas” ponderou Alcenor.
Já o Superintendente de Cultura Helder Souza apresentou um relatório do que já foi realizado em sua gestão na cultura local e disse que vai estudar todas as críticas e sugestões recebidas para melhorar o trabalho. “Vamos ponderar o que foi dito e em futuras reuniões vamos buscar soluções para que os problemas aqui apresentado sejam resolvidos ou minimizados” disse.
O músico Ronaldo Gomes falou da desvalorização dos músicos locais, já o Presidente da Sociedade de Bois de Parnaíba Batista Filho falou do congelamento da premiação dos folguedos, Fabio Bevilacua representante das Quadrilhas Juninas disse que além da demora do pagamento da premiação, há um desconto abusivo de impostos por parte do município. O representante das Escolas de Samba falou dos descréditos dos artistas locais e disse que vez ou outra pensa em desistir da cultura, o cineasta Flavio Sidônio falou da falta de apoio para o teatro e lembrou do músico ‘’Bernardo Carranca’’ que morreu recentemente.
Além dos representantes de entidades, vários artistas estiveram nas galerias da câmara, os Vereadores Foguinho, Astrogildo Fernandes, Ricardo Veras, Diniz, Fatima Carmino e Neta também marcaram presença na audiência. Neta se colou a disposição dos artistas e parabenizou o Vereador Gerivaldo pela iniciativa da audiência, já Fatima Carmino falou das dificuldades de cada área e apresentou um relato de seu período a frente da Secretária de Cultura.
Encerrando a audiência, o Vereador Gerivaldo agradeceu a presença de todos e ficou acertado a ser criada uma comissão para que fosse estudado e posteriormente solucionado os problemas de cada área. “Começamos ás 19h e faltam 15 minutos para meia noite. Muito proveitosa essa audiência e esperamos que de fato nossos artistas possam colher os resultados obtidos neste e em outros encontros” ponderou Gerivaldo.
Roberto William | ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário