sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Dilma diz que 'grande preocupação' do governo é com desemprego

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (15), em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, que, atualmente, todo o esforço do governo federal está voltado para impedir que o índice de desemprego se eleve ainda mais no país. Em sua segunda entrevista coletiva do ano, a petista ressaltou que essa é sua "grande preocupação".

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira que a taxa de desemprego ficou em 9% no trimestre encerrado em outubro de 2015. Essa foi a maior taxa da série histórica, iniciada em 2012.

No trimestre encerrado em julho, a taxa havia atingido 8,6% e no período de agosto a outubro de 2014, chegou a 6,6%.

"Todo o esforço do governo é para impedir que tenhamos o nível [de desemprego] elevado. É a minha grande preocupação, é o que eu e meu governo olhamos todos os dias. [...] "A grande preocupação do governo é com a questão [do desemprego]", declarou Dilma aos jornalistas.

Segundo o IBGE, no trimestre encerrado em outubro, a população desocupada chegou a 9,1 milhões de pessoas. Isso representa um aumento de 5,3% em relação ao trimestre de maio a julho e de 38,3% em comparação com o mesmo período de 2014.

Reflexo da deterioração do mercado de trabalho no período, o número de empregados com carteira assinada recuou 1% na comparação com o trimestre anterior (encerrado em julho) e 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário