Foi batido o recorde histórico de doações de sangue em um único dia na História do Piauí. Nas últimas 24 horas de 2015 quase mil pessoas foram até o HEMOPI - Hemocentro do Piauí - para doar sangue para o professor do IFPI - Instituto Federal de Educação Tecnológica - Hélio Maia Queiroz, que sofreu acidente grave no litoral do Piauí.
O professor permanece internado em estado grave, mas a solidariedade de amigos, alunos, ex-alunos e pessoas que se sensibilizaram com o caso puderam fazer que o estado tivesse um dos maiores estoques de sangue de sua história, garantindo, no período em que mais se precisa de sangue, a regulação desse tipo de serviço, é o que informa o Hemopi.
O professor Hélio Queiroz se acidentou no início da noite desta quarta-feira (30/12) quando tentava deitar em uma rede em uma casa de praia no litoral piauiense. A coluna de madeira que sustentava a rede caiu sobre a cabeça do professor promovendo afundamento de crânio e uma ferida profunda.
Hélio Queiroz foi socorrido e levado para o Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (a 343 quilômetros de Teresina). Como seu estado de saúde inspirava cuidados terminou por ser transferido, via SAMU aéreo, para Teresina, onde foi operado durante quatro horas e meia e está internado no Hospital São Marcos (no Centro da capital).
Tão logo foi informado sobre a situação de saúde do professor, amigos e parentes fizeram campanhas pelas redes sociais para poder conseguir sangue tipo A "Positivo".
Por volta das 7h desta quinta-feira de Virada de Ano, dezenas de pessoas já se amontoavam na frente do Hemopi para doar sangue ao professor. Era tanta gente que o hemocentro teve de distribuir senhas para doação. Até o final da tarde do último dia do ano quase mil pessoas tinham ido ao local para doar sangue. Isso possibilitou não só garantir que o professor Hélio Queiroz tivesse garantia de bolsas de sangue, bem como ajudasse a regular o estoque de sangue, bem baixo nesse período do ano.
ESTADO DE SAÚDE DO PROFESSOR HÉLIO
Amigos e parentes que têm acompanhado a internação do professor Hélio Queiroz, no Hospital São Marcos, têm dito que ele continua em estado grave, precisando de sérios cuidados de saúde. As boas notícias é que os primeiros exames mostram que o professor se recuperou bem da cirurgia. Novos exames serão feitos nos últimos dias, pois ele está em coma induzido.
O professor Hélio Queiroz é membro da tradicional família Queiroz, fundadora e incentivadora de vários esportes no Piauí, principalmente o judô. O professor Queiroz é treinador de várias modalidades esportivas e formou várias gerações de campeões. Agora, mesmo via um caso delicado, ajuda a formar uma geração de solidariedade. "Ajudou muito e que Deus o coloque o mais rápido possível com saúde", disse uma das funcionárias plantonistas do Hemopi, impressionada com a quantidade de gente que veio doar sangue ao professor.
Os familiares do professor pedem uma nova corrente, dessa vez de orações, para que ele possa ficar curado o mais rápido possível e volte a ser um dos maiores incentivadores de vários esportes secundaristas e universitários do Piauí.
Fonte: Oolho
Nenhum comentário:
Postar um comentário