quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Capitania dos Portos divulga o primeiro balanço da “Operação Verão 2015/2016”

A Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, divulgou o resultado parcial da Operação Verão 2015-2016. Até o momento, já foram alcançadas 43,76% de embarcações inspecionadas em relação à Operação Verão 2014/2015. Sendo que das 281 abordadas, 37 foram notificadas e apenas 07 apreendidas. A intensificação da presença da Marinha e o baixo número de infrações podem ser creditados ao sucesso da Operação até o momento.

Cabe ressaltar a atenção que tem sido dada à prevenção de acidentes com embarcações de esporte e recreio (lanchas e moto aquática). No ano passado, as principais irregularidades constatadas pela CPPI foram: a ausência de material de salvatagem (coletes e bóias salva-vidas) e a falta de habilitação por parte dos condutores.

As inspeções navais são sempre acompanhadas de ações de conscientização e divulgação das Normas da Autoridade Marítima aplicáveis a cada classe de embarcação inspecionada. A intenção é reduzir gradualmente as infrações à LESTA (Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário) e às demais normas em vigor.

A Operação, que está sendo realizada em diversas localidades do Estado do Piauí, teve início no dia 18 de dezembro de 2015 e se estenderá até o mês de fevereiro de 2016, período em que o fluxo de embarcações nos rios, barragens, açudes, lagoas e demais vias navegáveis aumenta significativamente nas férias escolares e carnaval.

A Marinha do Brasil continua a conclamar a população a participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Segurança da Navegação: 0800-095-2844.
Fonte: Jornal da Parnaíba