quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Número 190 vai concentrar chamadas de emergência no Piauí em 2016

Ainda este ano, o estado do Piauí terá um número único para chamadas de emergência, o 190. A lei que institui a medida foi sancionada há uma semana pelo governador Wellington Dias (PT) e vai passar a valer dentro de 90 dias. O objetivo é permitir que a população tenha acesso a todos os serviços de emergência por meio de apenas um canal de comunicação, sem precisar decorar vários números.
Segundo o secretário de segurança, Fábio Abreu, o estado conseguirá se adaptar rapidamente à mudança. Funcionários que hoje atendem chamados do Corpo de Bombeiros e do Samu, por exemplo, serão recambiados à central da Polícia Militar para atender a todas as ligações de emergência. 
"Essa integração facilita principalmente para população e também para o que estamos planejando, do Centro Integrado de Comando e Controle, onde em breve estaremos funcionando com um novo espaço físico. Dentro de 90 dias estaremos adequados à lei estadual", declarou. 
O autor do projeto de lei foi o deputado Robert Rios (PDT), que disse que o modelo de atendimento de emergência dos Estados Unidos - 191 - serviu de inspiração para o projeto no Piauí. 
"Lá são muitos os desastres naturais, a população precisa constantemente dos serviços de emergência. Aqui as pessoas precisam decorar o 193 [Bombeiros], 192 [Samu] e 190 [PM], além de vários outros. Agora não será mais necessário. Haverá um telefone único", disse. 
Fonte: CidadeVerde

Nenhum comentário:

Postar um comentário