sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Programa Conexão Mundo leva alunos do SESI para os Estados Unidos.

Os dois estudantes finalistas do programa de intercambio Conexão Mundo embarcarão neste sábado (30) para os Estados Unidos.
Depois de cinco meses desenvolvendo atividades propostas pelo Programa Conexão Mundo, que envolveu plataformas digitais e aulas presenciais, os dois finalistas da edição 2015, no Piauí, Walder Santos e Julimar Mello Junior, se preparam para embarcar neste fim de semana para na cidade de Denver, no Colorado (EUA). A vigem de imersão faz parte do encerramento da programação, onde irão aprimorar o conhecimento na Língua Inglesa, durante 15 dias.
O Programa é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a ONG US-Brazil Connect. Neste ano, foram mais de 2 mil estudantes participantes do Conexão Mundo em todo país. A inciativa visa estimular a fluência no idioma inglês e promover o intercâmbio cultural entre os jovens.
Realizado pela primeira vez no estado, o Programa Conexão Mundo reuniu uma turma com 47 estudantes que foram certificados pela participação. Como pré-requisito fundamental, os participantes devem estar no ensino médio pelo SESI e matriculados nos cursos profissionalizantes do SENAI, através da proposta articulada do EBEP ( Educação Basica articulada com Educação profissional). Destes, somente dois garantiram o passaporte para os Estados Unidos, por apresentarem as maiores notas de desempenho durante o processo de ensino.
No inicio da semana, aconteceu a entrega oficial do kit de viagem aos estudantes, que contempla uma mala com roupas e acessórios para enfrentar o período de neve. O encontro foi pra lá de especial, porque o próprio presidente do Sistema FIEPI, Zé Filho, fez a entrega aos jovens e seus familiares.
Na oportunidade, Zé Filho, desejou boa viagem e ressaltou a importância da oportunidade. “Vocês são merecedores desse prêmio, aproveitem e aprendam bastante". O presidente ainda lembrou que este Programa integra um leque de ações que visam preparar bem os alunos das escolas do SESI e SENAI em todo país. “A preocupação em Investir no conhecimento e na profissionalização é pra poder garantir uma mão de obra de qualidade e abrir mais portas no mercado de trabalho”, pontificou.
Para o estudante Walder Santos, de 18 anos, que já tinha esse sonho de conhecer o mundo, a expectativa é enorme. "Quero melhorar o inglês e conhecer a cultura daquela região. E tenho certeza, que estou no caminho certo para um futuro bem melhor na vida e isso eu devo ao SESI, por tudo que conquistei até aqui”. Outro que se emocionou durante o encontro foi Julimar Junior, de 16 anos. O garoto disse que a viagem vem pra selar todo processo de aprendizagem da língua inglesa, mas o importante foi o domínio do idioma que adquiriu nas aulas interativas e nas conversações nas plataformas digitais. “Já me sinto confiante para falar com outras pessoas e isso não tem preço”.
Segundo o superintendente do SESI PIaui, Mardonio Neiva, ao todo são oitenta e oito alunos das escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), selecionados nos 20 estados brasileiros, que terão a oportunidade de viajar, aprimorar a fluência no idioma, e ver de perto a rotina dos norte-americanos e sua cultura. A rotina de visitas a museus e universidades serão acompanhadas por dez técnicos das escolas do SESI e SENAI.
ASCOM FIEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário