sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Sisu 2016: matrículas de aprovados começam nesta sexta-feira

A partir desta sexta-feira (22) os selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 podem começar a fazer suas matrículas nas instituições. O prazo se estende na segunda (25) e terça-feira (26).
Nesta sexta, às 23h59, também termina o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). A consulta das bolsas e as inscrições devem ser feitas pelo site http://siteprouni.mec.gov.br/.
O programa oferece 203.602 bolsas na primeira edição de 2016, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). O total de vagas sofreu uma queda de 4%: em 2015 foram colocadas 213.113 bolsas no sistema. Já número de cursos subiu de 30.549 para 30.931.
O resultado da seleção do Prouni será divulgado na próxima segunda-feira (25). Entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro deverá ser feita a comprovação da primeira chamada de aprovados.
O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação na segunda-feira (18). Para acessar, o candidato deve digitar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a senha no site do Sisu. Também é possível consultar a lista de estudantes aprovados selecionando instituição, campus e curso neste link.
Quem não conseguiu uma vaga pode ainda manifestar, no próprio site do Sisu, interesse em até a próxima sexta-feira (29). As instituições vão convocar os alunos da lista de espera, se ainda houver vagas.
O Sisu é o sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos para vagas em universidades públicas, de acordo com o desempenho no Enem.
Foram 2.712.937 candidatos inscritos na atual edição. O número de inscrições chegou a 5.275.613, considerando que cada candidato pode fazer duas opções de curso.
Neste ano, além de uma nova edição do Sisu no segundo semestre, está prevista uma edição extra com cerca de 100 mil vagas remanescentes. Ainda não foram divulgadas dessas novas edições (leia mais abaixo sobre elas).
Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começa entre a próxima terça-feira (26) e sexta (29). O fundo também adota critérios para privilegiar alunos por critérios de renda, área de interesse e localização dos cursos.
Fonte: G1