terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Após tremor que abalou Teresina, geólogo fala sobre a possibilidade de um Tsunami nascendo no litoral do Piauí

Nesta terça-feira (03), o geólogo, Sidney Barros, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais(CPRM), esteve no Jornal Agora tirando duvidas sobre os riscos e as consequências do tremor registrado na capital na manhã de hoje. 
De acordo com o geólogo, está foi a primeira vez que eventos como este foram registrados na capital piauiense, embora, segundo ele, Teresina esteja em uma área em que estes fenômenos podem ocorrer. 
Amadeu Campus e o geólogo, Sidney Barros
"Que a gente tenha registro é a primeira vez, embora Teresina esteja em uma zona com probabilidade de ocorrência desses eventos, nós estamos em uma zona de falha, são varias falhas que passam em Teresina e no Piauí e felizmente é a primeira vez que isso acontece”, afirmou. 
Sobre a possibilidade da ocorrência de uma Tsunami no Piauí, Sidney Barros, destaca 
que a possibilidade de um fenômeno dessas proporções é muito pequena. O geólogo ressalta, no entanto, que esta possibilidade é imprevisível. 
"Em principio nós não temos dados concretos para fazer nenhuma relação entre esses dois eventos e afirmar que tsunamis podem acontecer no Piauí não é verdade, como também pode ser verdade, nós estamos em uma zona de falha, em uma placa tectônica aparentemente estável, mas estamos entre duas falhas muito grandes, que é a do Oceano Atlântico e a dos Andes. A natureza é imprevisível, a possibilidade de acontecer é pequena, mas se ela existe, pode acontecer. Agora, Tsunami no Piauí seria uma especulação muito grande”, afirmou. 
Fonte: Portal Meio Norte | Edição: SIM NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário