quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Superintendente de Cultura divulga logomarca oficial do carnaval 2017, em Parnaíba

A logomarca do Carnaval de Parnaíba 2017 foi divulgada na rede social do superintendente de cultura Teófilo Lima, a arte é baseada no desenho do carnavalesco Mestre Cafuringa. A programação do evento, bem como outros preparativos estão bastantes adiantados.
Quando nós, da equipe da Superintendência de Cultura de Parnaíba, nos reunimos para conversar sobre a identidade visual do Carnaval de Parnaíba 2017, não sabíamos ainda o que queríamos, mas sabíamos exatamente o que não queríamos - os elementos típicos de carnaval (confetes, serpentinas, máscaras, sol, instrumentos de percussão etc) sobrepostos aleatoriamente nas habituais cores e tipografia chamativas. Mas não são esses os elementos do carnaval? Sim, são. Mas queríamos mais. Mas não mais do mesmo. Tinha que ser legal, tinha que ser carnaval, tinha que ser genuinamente parnaibano.
Sim, observamos todas aquelas dicas de como criar um logo que existem aos montes na internet, mas fomos um pouco além. Fizemos um estudo sobre logos de outros carnavais mundo afora e percebemos algo interessante - era notável que alguns deles seguiam um conceito através dos anos. A arte mudava a cada carnaval, mas havia um conceito presente ali. Olhando a sequência de algumas, através dos anos, eles pareciam vários capítulos de uma história. A coisa seguia uma temática. Tinha quase vida própria.
Parece difícil conseguir isso, mas para o nosso caso, partimos das propostas temáticas da nova gestão municipal refletidas no Carnaval de Parnaíba 2017, dentre as quais está valorizar o que o parnaibano sabe fazer, mostrar a arte do parnaibano na avenida. Seja em forma de escola de samba, seja nos blocos (se você não tem uma estrutura de escola de samba). O que se quer é colocar blocos na avenida, é valorizar o carnaval, na sua essência, que é a de ser uma festa popular. 
Pois bem, já tínhamos o conceito do evento, que ficou claro para toda a equipe desde o início do planejamento, ainda em novembro de 2016. Faltava a parte difícil - desenvolver graficamente a identidade visual. Então, numa dessas manhãs ali no Casarão Simplício Dias, estava Cafuringa - carnavalesco, artista, fundador da Império do Cais, figura conhecida nos carnavais parnaibanos desde os anos 60 (ele desenha as alegorias da Império do Cais!), e-presidente da referida escola, e agora lotado nesta superintendência - rabiscando num bloco de papel e, ao passar de alguns minutos, nos saiu com essa beleza: 
A reação de quem tava por perto foi um uníssono “uaau!”. E ali, na hora, decidimos estilizar o desenho e defini-lo como identidade visual do Carnaval de Parnaíba 2017 (olha a assinatura do Cafuringa que preservamos ali do ladinho!) e saiu um logo simples, porém cheio de significado. Ficou assim:
Ano que vem, quem sabe que outra arte, de outro parnaibano, seguirá, divulgação afora, embelezando o Carnaval de Parnaíba?
Para 2017, essa arte vai com nosso carinho por cada artista parnaibano, por todo mundo que faz arte e cultura e com nosso desejo de representar, por ela, cada artista parnaibano e sua tão apreciada arte. Vai também para todos os parnaibanos que sabem apreciar o que temos de melhor, e certamente vão colorir nosso carnaval - bonito, acessível, feito para o povo - seja lá das arquibancadas, seja juntando aquela turma que não perde uma boa dessas e ‘botando seu bloco na rua’.
Redação SIM NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário