segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Reportagem especial do Fantástico denuncia crise na Polícia Civil do Piauí

Riedel Batista (Foto: Reprodução/Montagem OitoMeia)
Uma reportagem especial da revista eletrônica Fantástico, da Rede Globo, destacou os problemas da Polícia Civil do Brasil, citando o Piauí como um dos estados onde a realidade de quem depende desse serviço público é bem complicada. O programa foi ao ar na noite do último domingo (22/10) e teve a jornalista Neyara Pinheiro como uma das colaboradoras do trabalho que também mostrou a situação dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A reportagem inicia a narração contando a história do agricultor Antônio Nonato Reis, um idoso que necessita se deslocar de uma cidade a outra do Piauí para ter acesso aos serviços de investigação da delegacia mais próxima. Neste caso, ele denuncia invasão de terras onde é proprietário. O percurso é feito entre Queimada Nova rumo à Paulistana, distantes pouco mais de 100 km uma da outra.
Ao norte do estado, especificamente na cidade de Piripiri, a repórter piauiense, em rede nacional, destaca vans que funcionam como celas, cujos presos ficam expostos a um calor que se aproximam aos 40ºC. Ferrugem, lixo e pouco espaço foi alvo das reclamações dos presos. “Aqui nem para animal, um lugar desse aqui”, diz um detento. “Não tem água, não tem nem como a pessoa respirar direito”, confirma outro.
À realidade de Piripiri, os suspeitos ficam presos por de 14 horas naquelas condições sub-humanas em vans estreitas e sem nenhuma condição sanitária. “De certa forma, alguns direitos fundamentais acabam sendo relegados em segundo plano por falta de estrutura do Estado”, lamenta o delegado Jorge Terceiro, da Polícia Civil do Piauí.
ACÚMULO DE MUNICÍPIOS
A reportagem também aponta que há somente 68 delegados para atuarem em 223 cidades, problema há muito tempo reclamado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí (Sindepol). O acúmulo de municípios faz com que muitos boletins de ocorrências não sejam investigados e os inquéritos se acumulam em pastas nas prateleiras das delegacias sucateadas.
Delegados denunciam acúmulo de municípios (Foto: Reprodução)
“Em caso de crimes graves como homicídios ou estupro, a gente tem que se deslocar para poder fazer a cena do crime e a delegacia, infelizmente, a gente fecha as portas”, explica o delegado Ramon Carvalho, também da Polícia Civil do Piauí e recordista em acumular investigações em 13 municípios piauienses.
“Sabemos da carência de efetivo no interior, mas estamos realizando ações planejadas para que essa carência venha ser suprida ao longo dos anos. Nós temos um planejamento de reforma e construção de novas unidades policiais”, posiciona-se o delegado-geral do Piauí Reidel Batista, representando a Secretaria de Segurança Pública do Estado. A entrevista foi dada à reportagem do Fantástico.
Fonte: OitoeMeia | Edição: SIM NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário