segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Ministério Público Federal apresenta à Justiça nova denúncia contra Lula

O Ministério Público Federal apresentou à Justiça nesta segunda-feira (10) nova denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além dele, também foram denunciados o empresário Marcelo Odebrecht e outras nove pessoas (leia mais abaixo as versões dos denunciados).


OS DENUNCIADOS E OS RESPECTIVOS CRIMES IMPUTADOS PELO MPF


Luiz Inácio Lula da Silva 
Organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, corrupção passiva

Marcelo Bahia Odebrecht 
Organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa

Taiguara Rodrigues dos Santos 
Organização criminosa, lavagem de dinheiro

José Emmanuel de Deus Camano Ramos 
Organização criminosa, lavagem de dinheiro

Pedro Henrique de Paula Pinto Schettino 
Lavagem de dinheiro

Maurizio Ponde Bastianelli 
Lavagem de dinheiro

Javier Chuman Rojas 
Lavagem de dinheiro

Marcus Fábio Souza Azevedo 
Lavagem de dinheiro

Eduardo Alexandre de Athayde Badin 
Lavagem de dinheiro

Gustavo Teixeira Belitardo 
Lavagem de dinheiro

José Mário de Madureira Correia 
Lavagem de dinheiro

Fonte: Ministério Público Federal do Distrito Federal


Além da denúncia desta segunda, Lula é réu em dois processos (um no Paraná e outro no Distrito Federal) e investigado em dois inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal, todos relacionados à Operação Lava Jato.

Segundo o MPF, Lula atuou junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) "e outros órgãos de Brasília", para favorecer a Odebrecht em empréstimos para obras de engenharia realizadas em Angola. Em retribuição, ainda de acordo com as investigações, a empreiteira teria pago aos envolvidos valores que, atualizados, chegam a R$ 30 milhões.

A participação de Lula ocorreu em duas fases, segundo a denúncia. Na primeira, entre 2008 e 2010, quando ainda era presidente, os investigadores entendem que Lula praticou corrupção passiva. Na segunda, entre 2011 e 2015, já sem mandato, Lula teria cometido tráfico de influência. A denúncia ainda pede a condenação do ex-presidente por organização criminosa e lavagem de dinheiro, crime que, segundo os investigadores, foi cometido 44 vezes.

Ainda de acordo com o MPF, um exemplo de lavagem de dinheiro no suposto esquema envolve a empresa Exergia Brasil, criada em 2009 por Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho de Lula e que também foi denunciado.

A denúncia se refere às investigações da Operação Janus, que apura irregularidades no financiamento do BNDES para obras da Odebrecht em Angola. Na última quarta-feira (5), Lula já havia sido indiciado pela Polícia Federal no âmbito da Janus.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário