segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Presos fazem rebelião por causa de bebida alcoólica no Piauí

Quatro presos ficaram feridos durante rebelião na Colônia Agrícola Major César de Oliveira, em Altos (42 km de Teresina), na segunda-feira.
Os presos fizeram a rebelião depois que os agentes penitenciários apreenderam bebidas alcoólicas que familiares de presos teriam jogado para o lado de dentro do presídio.
Os presos incendiaram colchões, atearam fogo em portas e móveis e quase tudo foi destruído onde os detentos na regime semiaberto.
Durante a rebelião, os presidiários revoltados foram reprimidos com gás de pimenta, balas de borracha e bombas de efeito moral pelos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope)
A Colônia Agrícola Major César tem atualmente 330 presos. O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) informou que em 2017 foram registradas 14 fugas no sistema prisional do Estado.
Em nota, a Secretaria Estadual de Justiça afirma que o motim foi rapidamente controlado. Sobre o estado de saúde dos presos envolvidos na confusão, a pasta informa que três deles já receberam alta e um passará por cirurgia.
A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) informou que o princípio de motim ocorrido, no início da tarde desta segunda-feira, na Colônia Agrícola Major César Oliveira, foi rapidamente controlado e a unidade se encontra estabilizada.
“Logo após controlarem a situação, o Comando de Operações Prisionais, Tropa de Choque da Polícia Militar, Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Sejus, Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Sejus e agentes penitenciários iniciaram uma vistoria e contagem de presos na penitenciária”, acrescenta a nota.
“Quatro detentos que se feriram no distúrbio e receberam atendimento médico imediato. Três deles já receberam alta e um passará por cirurgia. Os familiares desses detentos foram informados e estão recebendo assistência da equipe de Humanização da Sejus. Os presos envolvidos no princípio de motim estão sendo identificados e responderão a procedimento disciplinar. O Poder Judiciário também será comunicado sobre os detentos envolvidos no distúrbio, para que sejam adotadas providências necessárias”, informou a Secretaria Estadual de Justiça.
Fonte: Meio Norte | Edição: SIM NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário