terça-feira, 4 de abril de 2017

Funasa promove capacitação na área de saneamento básico em Parnaíba

Teve início ontem (3), no auditório da Escola Parnaibana de Administração Pública, a primeira Capacitação dentro da proposta de capacitação técnica que foi firmada entre a FUNASA (Fundação Nacional da Saúde) e a Prefeitura Municipal de Parnaíba, para desenvolver e apoiar as ações de saneamento e saúde ambiental.
De acordo com a chefe do serviço de saúde ambiental da Superintendência Estadual da Funasa/Piauí, Danda Oliveira, essa capacitação vai até a próxima sexta-feira, e é voltada para a implantação de sistema simplificado de tratamento de água e envolve técnicos da Funasa de Teresina, da Prefeitura de Parnaíba e moradores de comunidades beneficiadas.
Ela informou ainda que no município de Parnaíba a proposta de cooperação firmada beneficia, neste primeiro momento, cinco comunidades: Ininga, Céu, Alto do Batista, Boa Vista e Rebentão. “Outras comunidades ribeirinhas poderão também receber o benefício, vai depender do interesse da Prefeitura”, destacou Danda Oliveira.
Ela disse também que nesse treinamento será eleita uma comunidade para a realização da parte prática. A partir daí os técnicos de Parnaíba que forem capacitados irão implantar nas quatro comunidades restantes o sistema que é simplificado.
Trata-se, segundo ela, de um benefício importante para a população, “porque ao captar água do rio essa água já sai na torneira pura para o consumo. Esse treinamento vai agregar noções de tratamento de água à confecção do sistema alternativo” – finalizou.